Instituída por lei do deputado Elton Weber (PSB) em 2018, a Região das Cervejarias Artesanais ganhará o incremento de Caxias do Sul e Farroupilha. Após debaterem a importância do setor para a Serra gaúcha, os deputados Carlos Búrigo (MDB) e Fran Somensi (PRB), em conjunto com o autor do projeto original, protocolaram nesta quinta-feira, 16, nova matéria que acrescenta os dois municípios ao roteiro.

Conhecida internacionalmente pela produção de vinhos e todos os produtos oriundos da vitivinicultura, a Serra já figura também como importante polo cervejeiro do Brasil. Caxias do Sul, por exemplo, encerrou 2018 com 16 cervejarias artesanais consolidadas, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura. A cidade é a terceira com mais fábricas do segmento no país, ficando atrás apenas de Porto Alegre e Nova Lima, em Minas Gerais.

Búrigo destaca que a inclusão dos municípios na Região das Cervejarias Artesanais vai permitir que as cadeias produtivas instaladas em Caxias e Farroupilha possam ser contempladas com os recursos e programas definidos pelo Plano Nacional de Turismo (2018-2022), que orienta ações dos estados na utilização de verbas federais para o desenvolvimento do setor. A ideia é fazer um alinhamento ao programa na busca por incentivos que possam incrementar a cadeia produtiva das cervejarias artesanais também na Serra gaúcha, incentivando a produção, a comercialização e o turismo.

“O mercado das cervejas artesanais já mexe com a economia da Serra e aumenta sua participação no cenário nacional ano a ano. São empresários que estão gerando emprego e renda, que estão colocando a região também no foco dos turistas que procuram o setor cervejeiro como escolha de destino. Além de valorizá-los, não podemos deixar Caxias do Sul e Farroupilha, entre outras cidades, fora desse circuito”, avalia Búrigo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *