Natural de São José dos Ausentes, na época distrito de Bom Jesus, Carlos Búrigo é casado com Danusa Búrigo, com quem tem dois filhos, a Larissa e o Felipe. Graças à sua formação em Ciências Contábeis pela UNISINOS, em São Leopoldo, e ao gosto pelos números, Búrigo teve uma atuação em gestão financeira com bons resultados na iniciativa privada por onde passou e com experiência comprovada no setor público, como funcionário público desde os anos 90.

São José dos Ausentes

Em 1993, foi Secretário da Administração e chefe de gabinete do primeiro prefeito. Em 1996, com grande apoio da comunidade, foi eleito prefeito de São José dos Ausentes, sendo reeleito no pleito seguinte com 88,95% dos votos válidos, o maior índice percentual de aprovação do Estado. Como prefeito, trabalhou pela infraestrutura, turismo e agronegócio da região. Iniciou o processo político que garantiu o asfaltamento da BR 285, entre Bom Jesus e São José dos Ausentes, e somou esforços pela conclusão do trecho entre Bom Jesus e Vacaria.



Entre 2005 e 2014, foi Secretário da Fazenda de Caxias do Sul, onde, ao lado do então prefeito José Ivo Sartori, ajudou a planejar, buscar financiamentos e executar grandes obras que modificaram de forma positiva a realidade de Caxias do Sul. Estas são algumas das principais realizações:

PAI – Programa de Asfaltamento do Interior – 170 km de estradas do interior asfaltadas

Viaduto Campo do Bugres – entre Caxias do Sul e Farroupilha

Novo Pronto Atendimento 24 horas – reorganizando a saúde de Caxias do Sul

Barragem do Marrecas – meio milhão de pessoas com água pelos próximos 25 anos

Projeto Fátima Baixo – reassentamento de 400 famílias e reformulação viária

Estações de tratamento de esgoto – elevando o índice de esgoto tratado de 4% para 80%

Centro de Eventos da Festa da Uva

Implantação da coleta mecanizada de lixo

Escolas de educação infantil e ampliação da rede conveniada – triplicando a oferta de vagas em creches




Em 2014, Búrigo foi coordenador de campanha de José Ivo Sartori ao Governo do Estado. Após a vitória nas urnas, assumiu em janeiro de 2015 a Secretaria-Geral de Governo (SGG), que, após a reforma administrativa de 2016, se fundiu com a Secretaria de Planejamento e passou a ser chamada de Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Durante esse período, com o aumento das responsabilidades e também das conquistas, Búrigo coordenou e fez parte de diversas realizações, como:


Plano de Recuperação Fiscal: equilíbrio entre receitas e despesas

Maior concurso da história da Segurança Pública, com abertura de 6 mil vagas

Diminuição de Secretarias, cargos comissionados e Órgãos Públicos

Compra de novas viaturas e armamentos modernos

Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual

Recuperação de 3.000 km de rodovias estaduais

Força-Tarefa de reformas das escolas e de ampliação de vagas prisionais

Atração de investimentos: ampliação da GM, LACTALIS, STIHL, HAVAN, SAP, Fraport e Complexos de Energia Eólica, entre outros

Licenciamento ambiental: tempo de espera caiu de 900 para 40 dias

Acordo de Resultados: metas e indicadores para Secretarias e órgãos estaduais